Coordenador : Mariana Sarto Figueiredo
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394469.2206.317305.27042023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto visa criar oficinas teórico e práticas dentro da temática de Obesidade e Comorbidades Associadas, de acordo com o conteúdo programático apresentados abaixo, aos indivíduos participantes dos Ambulatórios da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro. Os indivíduos serão recrutados através de cartazes e panfletos explicativos sobre o projeto de extensão e informações relevantes sobre obesidade e suas complicações metabólicas. As oficinas teórico e práticas, serão ministradas na Faculdade de Nutrição quinzenalmente, conforme o conteúdo programático. E num segundo momento, as oficinas poderão ser oferecidas em Unidades Municipais e Estaduais de Saúde.
Local de atuação: Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro, Niterói, RJ
Objetivo
Objetivo Geral Capacitar os participantes sobre os novos avanços na gênese da Obesidade, Diabetes, Hipertensão e Dislipidemia, bem como novas formas de promover qualidade de vida, prevenindo a incapacitação física e até a morte, como: controle da fome, atividades físicas, dietas da moda e primeiros socorros. Objetivos específicos: - Contribuir para o aperfeiçoamento técnico científico, preparando o participante para uma melhor compreensão da Obesidade e doenças associadas como o Diabetes, hipertensão e Dislipidemia; - Composição corporal, estratégias que ajudam a controlar a vontade de comer e cuidados alimentares na Obesidade e Doenças associadas; - Atividade física e seus benefícios para uma vida saudável; - Primeiros socorros em situações de emergência decorrentes da Obesidade e Doenças Associadas.
Resumo
Atualmente, a obesidade é uma epidemia global e além do elevado acúmulo de gordura corporal, esta associada ao aparecimento de várias doenças como o Diabetes, Hipertensão Arterial e Dislipidemia, que podem levar indivíduos a incapacitação física e até a morte. Por outro lado, uma alimentação considerada saudável e a prática regular de atividade física podem prevenir o aparecimento ou até mesmo tratar a obesidade e algumas doenças associadas. Dessa forma, a nutrição atual objetiva maximizar as funções biológicas a fim de garantir a melhora da saúde e bem-estar, como também reduzir o risco de desenvolver doenças (Diabetes, Hipertensão e Dislipidemias) (WHO, 2003; WHO, 2004). O objetivo desse projeto de extensão será promover oficinas de estudo com uma proposta inovadora aliando o conhecimento técnico-científico com cuidados diários que podem melhorar a qualidade de vida e a saúde da população de modo geral.